12 janeiro 2007

As perguntas da vida... - Parte I




Andava eu aqui na azáfama caseira e por mera casualidade olhei para a minha estante e o meu olhar fixou-se num livro que não releio à bastante tempo, ainda nem sequer o tinha aqui mencionado - "Perguntas da Vida" de Fernando Savater.


Este livro faz-me regredir no tempo aos meus tempos áureos de estudante do 10º ano da disciplina de filosofia. Esta aula era a verdadeira batalha campal, contudo com duas pessoas, eu e o professor, os restantes eram plateia. Tudo o que o professor dizia eu tinha que contrariar, ainda me recordo das aulas em que o tema era a Experiência, gostava de dar um pouco de humor naquelas aulinhas que diga-se de passagem, ou se gosta ou então não temos mesmo paciência para aturar aquele palavreado todo. Até nos testes gostava de por um pouco do meu humor, não há nada como responder à pergunta "Defina experiência", onde todos escreviam uma pagina ou mais, com a simples frase "A experiência é um pente que a vida nos dá quando não temos cabelo.", se acham que escrevia mais alguma coisa a esta pergunta enganam-se foi mesmo só isto.


O livro, pois, era sobre isso que ia falar.


Não é um livro com historia, é dividido por capitulos, cada um deles com um tema diferente e que nos faz questionar tudo o que nos rodeia, tal como escreveu quem mo ofereceu: " Para que nunca deixes de te interrogar e sobretudo te encantar com o mundo e com o facto de seres humana nele. Para que nunca percas o sentido de humor (...)"




Bom fim de semana.

2 comentários:

Isa disse...

Fiquei até com vontade de ler este livro!!!
Bjuxxxxxx

Micas disse...

A vida daqueles que a vivem e não daqueles que vivem mortos, será sempre uma busca de conhecimento, uma questão!